Foto: Divulgação
Rio - A maior bolsa de negócios de moda da América Latina começa domingo sua 17ª edição na Marina da Glória com números impressionantes: são 250 expositores, espalhados por 30 mil m², mil lojistas vips, 19 desfiles, palestras sobre gestão de negócios para grifes, um painel sobre blogueiros de moda, um debate sobre indústria criativa pilotado pela papisa Cristina Franco, outro sobre o novo luxo com Carlos Ferreirinha e, por fim, uma palestra sobre costura invisível por Jum Nakao.
“As pessoas têm se dedicado, há muito tempo, às exportações, mas o que eu observo é que, com a crise na Europa e nos Estados Unidos, nós devemos nos preocupar é com o fortalecimento no mercado interno. Todas as marcas internacionais querem agora vir para o Brasil; temos que estar fortes para fazer frente a essa competição”, avisa Eloysa Simão, sua fundadora, apelidada de ‘Mama Fashion’ pelos estilistas cariocas — quatro deles migraram do Fashion Rio para seu salão nesta edição. “Tem um certo exagero nesse apelido, mas acho que ele se deve ao fato de nós acompanharmos as grifes do berço à maturidade, durante o ano inteiro; da pesquisa de matérias-primas à venda”.
Externas
A bolsa de negócios terá recorde de desfiles fora da tenda da Marina da Glória. Victor Dzenk faz show inspirado em Las Vegas, dia 9, no Cine Odeon; a Cavendish apresenta seu inverno 2011 no MAM dia 10; a Sacada ocupa a Chácara Laranjeiras dia 11; e — ufa — a Oh, Boy! arma festão para mil pessoas na Hípica dia 13, encerrando o evento.
Showgirls
Dzenk promete transformar o Odeon num verdadeiro cassino de Las Vegas, com as manecas encarnando as famosas showgirls. Elas atravessarão uma megapassarela que sairá do palco entre as cadeiras e um telão de LED gigantesco armado por Muti Randolph promete transmitir imagens de alto impacto.
Top Daisy Lowe desfila para Patricia Viera!
Daisy Lowe é a primeira atração internacional confirmada na passarela do Fashion Business. Ela desfila dia 9 para Patricia Viera, no Copacabana Palace. Modelo e uma das it-girls mais festejadas da cena Londrina, ela é filha da estilista Pear Lowe e de Gavin Rossdale, líder da banda Bush.
Quem assina a trilha sonora de Patricia é sua sobrinha, Harley Vieira-Newton. A estilista vai apresentar, pela primeira vez, modelos de sua segunda linha, a Pat Pat. A irmã, a jet-setter e ex-modelo Andréa Dellal, já confirmou presença na fila A. O Copa, aliás, será cenário de vários desfiles durante o evento: Carlos Miele, Francesca Romana Diana e Mara Mac também mostram suas novas coleções nos pomposos salões do hotel.
Climão
Durante a posse de Dilma Rousseff, Alexandre Herchcovitch divertiu seus seguidores no Twitter com comentários ácidos sobre o look da presidenta. Ao vê-la com a maquiagem levemente borrada por conta da chuva, Alê recomendou: “Rimel waterproof by L’Oréal”.
Não é segredo para ninguém que a parceria entre a presidenta e o estilista, que em agosto do ano passado foi convidado para ser seu personal stylist, não deu certo. O que se comenta nas internas é que Dilma não gostou das propostas, digamos, moderninhas de Herchcovitch.
Angels, o que é que a Bahia tem?
Atualmente morando em Nova York, as tops Emanuela de Paula e Gracie Carvalho deram um rasante por aqui para passar as festas de fim de ano ao lado de suas famílias.
Para não perder a viagem, a revista ‘Vogue’ deste mês fez um editorial com a dupla nos principais pontos turísticos de Salvador. O ensaio, feito a quatro mãos, leva as assinaturas dos papas Bob Wolfenson e Jacques Dequeker.
Poderoso
Em sua primeira edição de 2011, a Revista ‘Advertising Age’, a bíblia do mercado publicitário, elegeu Nizan Guanaes como um dos 21 mais influentes do mundo nas áreas de mídia e marketing. O megapublicitário brasileiro figura ao lado de nomes como Marissa Mayer, do Google, Deryk van Rensburg, da Coca-Cola e Andrew ‘Boz’ Bosworth, do Facebook.
“Melhor do que ver meu nome nessa lista é ver quem está do lado. Estou lançando três Áfricas novas e complementares: Nova York, Rio e São Francisco. O Brasil já influencia o mundo em muita coisa, e em publicidade tem que influenciar também”, diz Nizan.
Brazilian
Uma enorme bandeira brasileira estampa a homepage do site oficial da cantora Amy Winehouse. Os redatores fazem um texto animado sobre o fato de ter sido aberta uma segunda data de show para a cantora no Rio, tamanha a procura por ingressos.
Moda ética
Eloysa traz ainda um desfile da turma do Ethical Fashion Show, a maior feira de moda ética — que trabalha com inclusão social e se foca em produtos que não agridam o meio ambiente — do mundo.
Hélène Quehe, diretora do salão, vai dar palestra no dia 10, na Marina da Glória, e apresentar 20 looks salpicados das 100 grifes que representa. Ela quer conhecer grifes brasileiras que sigam sua filosofia para levar também para Paris.
Retorno
A estilista-socialite Nicole Abramoff, que há pouco tempo fechou sua maison Ani Anik, tem de novo uma grife nas mãos. Ela será responsável pelo primeiro desfile da Sacada em 30 anos, dia 11, no Palácio Laranjeiras, e promete muito verde, com inspiração na Amazônia e no estilo militar desfilado mundo afora.
Catálogo
A revista ‘Vogue’ está preparando uma edição especial só sobre o Fashion Business. Uma tropa de jornalistas lindas, perfumadas e grifadas vêm de São Paulo para passar a lupa em tudo o que rolar na Marina da Glória.
Novo calendário
Eloysa quer ser a pioneira na mudança do calendário brasileiro de desfiles, pleiteada há tempos pelos estilistas. “O atual é péssimo para a produção e para os compradores”, sentencia. A edição de verão vai acontecer em maio e terá convidados de multimarcas argentinas, peruanas e chilenas. A ideia é tentar puxar o inverno 2012 para novembro. “É muito duro para as marcas mostrarem suas coleções em janeiro”.
BBB das compras
Atenção na hora de fazer comprinhas, lulus; vocês podem estar sendo filmadas. Uma das grandes novidades, que será apresentada no Salão Tech da Marina da Glória, é um sistema de computador que literalmente rastreia os clientes.
Uma câmera registra a imagem do consumidor, que diz seu nome, telefone e e-mail. O sistema fornecerá informações sobre as lojas da rede que mais visitou, por onde ele passou, que compras fez ou deixou de fazer, quanto gastou.
Ajuda
Patrocinador do Fashion Business, o Senac vai oferecer, em seu estande, serviço gratuito de consultoria de imagem para o público circulante, a maior parte dele formado por lojistas de todo o Brasil, que acabam funcionando como personal stylists informais de sua clientela.
Autora do blog ‘Com que Roupa?’, Danny Padilha será responsável por ensinar todos os truques para a montagem de looks perfeitos, juntando novidades com as peças que todo mundo tem no armário. “Nunca como agora o high-low esteve tão na moda. É preciso aprender a combinar peças mais caras com outras sem grife na medida certa”, ensina a consultora.
História
A exposição sobre a Casa Canadá, primeira marca de prêt-à-porter do País, ocupa a Mansão Figner, no Flamengo, a partir do dia 9, mas o Senac montará um lounge-teaser na Marina durante o FB. O local abrigará também o show da turma do Buena Vista Social Club, dia 11. A festa de abertura será o vernissage da mostra, em cartaz até dia 30 de janeiro.
Boletim royal 1
No jantar de Bethy Lagardère para Caroline de Mônaco, dois convidados eram para lá de especiais: o príncipe D. João de Orléans e Bragança e sua filha, a tudo-de-bom Maria Cristina. “Cumprimenta a prima, filha”, incentivou D. João.
Portadora da Síndrome de Down, Maria Cristina contou que está preparando um novo livro, sobre as aventuras de sua cadelinha, Siwa. “Já estou quase no último capítulo. Quero lançar no Rio, em Paraty e em São Paulo”, avisou a linda princesinha imperial.
Boletim royal 2
O menu do jantar tinha uma massa italiana, arroz de pato português e paella espanhola. Mas os príncipes de Mônaco nem pestanejaram: atacaram o bom picadinho brasileiro, com arroz, feijão, farofa e couve. Paparazzi de plantão na porta do prédio de Bethy confundiram a bela princesinha Charlotte Casiraghi com a modelo Leticia Birkheuer, outro avião. Mas Leticia não foi convidada para o jantar.
Boletim royal 3
A modinha na família principesca é uma bolsa de palha, em formato de balaio, comprada numa birosca de beira de estrada na ida para Paraty, na semana passada. Todos usavam.
Boletim royal 4
Caroline ficou “de coração partido” ao ver, anteontem, três cachorrinhos na vitrine de um pet shop, no Shopping da Gávea. Queria comprá-los, mas foi demovida pelas filhas.
Bye Bye, Brasil
É com este título que o polêmico maestro John Neschling inicia um post em seu blog despedindo-se do País e no qual declara estar oficialmente afastado do projeto Companhia Brasileira de Ópera, lançado há menos de dois anos, com pompa, circunstância e total apoio — milionário, inclusive — do agora ex-ministro Juca Ferreira, privilégio que pouquíssimas produções conseguem.
O grupo percorreu o Brasil apresentando 90 récitas de ‘O Barbeiro de Sevilha’, mas o maestro não parece ter ficado satisfeito. “Não tenho dúvidas: da forma como o ‘Barbeiro’ foi executado nessa primeira fase, a companhia não terá condições de sobreviver dentro dos parâmetros de qualidade e eficiência que me propus ao idealizar o projeto”, escreveu o maestro em sua página.
Neschling, que é casado com a escritora Patrícia Melo, uma das preferidas de Rubem Fonseca, e pai do ator Pedro Neschling, vai morar na casa que mantém na Suíça e pretende atuar como regente convidado lá fora... É dura a vida da bailarina. Beijo, me liga, até amanhã.
“As pessoas têm se dedicado, há muito tempo, às exportações, mas o que eu observo é que, com a crise na Europa e nos Estados Unidos, nós devemos nos preocupar é com o fortalecimento no mercado interno. Todas as marcas internacionais querem agora vir para o Brasil; temos que estar fortes para fazer frente a essa competição”, avisa Eloysa Simão, sua fundadora, apelidada de ‘Mama Fashion’ pelos estilistas cariocas — quatro deles migraram do Fashion Rio para seu salão nesta edição. “Tem um certo exagero nesse apelido, mas acho que ele se deve ao fato de nós acompanharmos as grifes do berço à maturidade, durante o ano inteiro; da pesquisa de matérias-primas à venda”.
Externas
A bolsa de negócios terá recorde de desfiles fora da tenda da Marina da Glória. Victor Dzenk faz show inspirado em Las Vegas, dia 9, no Cine Odeon; a Cavendish apresenta seu inverno 2011 no MAM dia 10; a Sacada ocupa a Chácara Laranjeiras dia 11; e — ufa — a Oh, Boy! arma festão para mil pessoas na Hípica dia 13, encerrando o evento.
Showgirls
Dzenk promete transformar o Odeon num verdadeiro cassino de Las Vegas, com as manecas encarnando as famosas showgirls. Elas atravessarão uma megapassarela que sairá do palco entre as cadeiras e um telão de LED gigantesco armado por Muti Randolph promete transmitir imagens de alto impacto.
Top Daisy Lowe desfila para Patricia Viera!
Daisy Lowe é a primeira atração internacional confirmada na passarela do Fashion Business. Ela desfila dia 9 para Patricia Viera, no Copacabana Palace. Modelo e uma das it-girls mais festejadas da cena Londrina, ela é filha da estilista Pear Lowe e de Gavin Rossdale, líder da banda Bush.
Quem assina a trilha sonora de Patricia é sua sobrinha, Harley Vieira-Newton. A estilista vai apresentar, pela primeira vez, modelos de sua segunda linha, a Pat Pat. A irmã, a jet-setter e ex-modelo Andréa Dellal, já confirmou presença na fila A. O Copa, aliás, será cenário de vários desfiles durante o evento: Carlos Miele, Francesca Romana Diana e Mara Mac também mostram suas novas coleções nos pomposos salões do hotel.
Climão
Durante a posse de Dilma Rousseff, Alexandre Herchcovitch divertiu seus seguidores no Twitter com comentários ácidos sobre o look da presidenta. Ao vê-la com a maquiagem levemente borrada por conta da chuva, Alê recomendou: “Rimel waterproof by L’Oréal”.
Não é segredo para ninguém que a parceria entre a presidenta e o estilista, que em agosto do ano passado foi convidado para ser seu personal stylist, não deu certo. O que se comenta nas internas é que Dilma não gostou das propostas, digamos, moderninhas de Herchcovitch.
Angels, o que é que a Bahia tem?
Atualmente morando em Nova York, as tops Emanuela de Paula e Gracie Carvalho deram um rasante por aqui para passar as festas de fim de ano ao lado de suas famílias.
Para não perder a viagem, a revista ‘Vogue’ deste mês fez um editorial com a dupla nos principais pontos turísticos de Salvador. O ensaio, feito a quatro mãos, leva as assinaturas dos papas Bob Wolfenson e Jacques Dequeker.
Poderoso
Em sua primeira edição de 2011, a Revista ‘Advertising Age’, a bíblia do mercado publicitário, elegeu Nizan Guanaes como um dos 21 mais influentes do mundo nas áreas de mídia e marketing. O megapublicitário brasileiro figura ao lado de nomes como Marissa Mayer, do Google, Deryk van Rensburg, da Coca-Cola e Andrew ‘Boz’ Bosworth, do Facebook.
“Melhor do que ver meu nome nessa lista é ver quem está do lado. Estou lançando três Áfricas novas e complementares: Nova York, Rio e São Francisco. O Brasil já influencia o mundo em muita coisa, e em publicidade tem que influenciar também”, diz Nizan.
Brazilian
Uma enorme bandeira brasileira estampa a homepage do site oficial da cantora Amy Winehouse. Os redatores fazem um texto animado sobre o fato de ter sido aberta uma segunda data de show para a cantora no Rio, tamanha a procura por ingressos.
Moda ética
Eloysa traz ainda um desfile da turma do Ethical Fashion Show, a maior feira de moda ética — que trabalha com inclusão social e se foca em produtos que não agridam o meio ambiente — do mundo.
Hélène Quehe, diretora do salão, vai dar palestra no dia 10, na Marina da Glória, e apresentar 20 looks salpicados das 100 grifes que representa. Ela quer conhecer grifes brasileiras que sigam sua filosofia para levar também para Paris.
Retorno
A estilista-socialite Nicole Abramoff, que há pouco tempo fechou sua maison Ani Anik, tem de novo uma grife nas mãos. Ela será responsável pelo primeiro desfile da Sacada em 30 anos, dia 11, no Palácio Laranjeiras, e promete muito verde, com inspiração na Amazônia e no estilo militar desfilado mundo afora.
Catálogo
A revista ‘Vogue’ está preparando uma edição especial só sobre o Fashion Business. Uma tropa de jornalistas lindas, perfumadas e grifadas vêm de São Paulo para passar a lupa em tudo o que rolar na Marina da Glória.
Novo calendário
Eloysa quer ser a pioneira na mudança do calendário brasileiro de desfiles, pleiteada há tempos pelos estilistas. “O atual é péssimo para a produção e para os compradores”, sentencia. A edição de verão vai acontecer em maio e terá convidados de multimarcas argentinas, peruanas e chilenas. A ideia é tentar puxar o inverno 2012 para novembro. “É muito duro para as marcas mostrarem suas coleções em janeiro”.
BBB das compras
Atenção na hora de fazer comprinhas, lulus; vocês podem estar sendo filmadas. Uma das grandes novidades, que será apresentada no Salão Tech da Marina da Glória, é um sistema de computador que literalmente rastreia os clientes.
Uma câmera registra a imagem do consumidor, que diz seu nome, telefone e e-mail. O sistema fornecerá informações sobre as lojas da rede que mais visitou, por onde ele passou, que compras fez ou deixou de fazer, quanto gastou.
Ajuda
Patrocinador do Fashion Business, o Senac vai oferecer, em seu estande, serviço gratuito de consultoria de imagem para o público circulante, a maior parte dele formado por lojistas de todo o Brasil, que acabam funcionando como personal stylists informais de sua clientela.
Autora do blog ‘Com que Roupa?’, Danny Padilha será responsável por ensinar todos os truques para a montagem de looks perfeitos, juntando novidades com as peças que todo mundo tem no armário. “Nunca como agora o high-low esteve tão na moda. É preciso aprender a combinar peças mais caras com outras sem grife na medida certa”, ensina a consultora.
História
A exposição sobre a Casa Canadá, primeira marca de prêt-à-porter do País, ocupa a Mansão Figner, no Flamengo, a partir do dia 9, mas o Senac montará um lounge-teaser na Marina durante o FB. O local abrigará também o show da turma do Buena Vista Social Club, dia 11. A festa de abertura será o vernissage da mostra, em cartaz até dia 30 de janeiro.
Boletim royal 1
No jantar de Bethy Lagardère para Caroline de Mônaco, dois convidados eram para lá de especiais: o príncipe D. João de Orléans e Bragança e sua filha, a tudo-de-bom Maria Cristina. “Cumprimenta a prima, filha”, incentivou D. João.
Portadora da Síndrome de Down, Maria Cristina contou que está preparando um novo livro, sobre as aventuras de sua cadelinha, Siwa. “Já estou quase no último capítulo. Quero lançar no Rio, em Paraty e em São Paulo”, avisou a linda princesinha imperial.
Boletim royal 2
O menu do jantar tinha uma massa italiana, arroz de pato português e paella espanhola. Mas os príncipes de Mônaco nem pestanejaram: atacaram o bom picadinho brasileiro, com arroz, feijão, farofa e couve. Paparazzi de plantão na porta do prédio de Bethy confundiram a bela princesinha Charlotte Casiraghi com a modelo Leticia Birkheuer, outro avião. Mas Leticia não foi convidada para o jantar.
Boletim royal 3
A modinha na família principesca é uma bolsa de palha, em formato de balaio, comprada numa birosca de beira de estrada na ida para Paraty, na semana passada. Todos usavam.
Boletim royal 4
Caroline ficou “de coração partido” ao ver, anteontem, três cachorrinhos na vitrine de um pet shop, no Shopping da Gávea. Queria comprá-los, mas foi demovida pelas filhas.
Bye Bye, Brasil
É com este título que o polêmico maestro John Neschling inicia um post em seu blog despedindo-se do País e no qual declara estar oficialmente afastado do projeto Companhia Brasileira de Ópera, lançado há menos de dois anos, com pompa, circunstância e total apoio — milionário, inclusive — do agora ex-ministro Juca Ferreira, privilégio que pouquíssimas produções conseguem.
O grupo percorreu o Brasil apresentando 90 récitas de ‘O Barbeiro de Sevilha’, mas o maestro não parece ter ficado satisfeito. “Não tenho dúvidas: da forma como o ‘Barbeiro’ foi executado nessa primeira fase, a companhia não terá condições de sobreviver dentro dos parâmetros de qualidade e eficiência que me propus ao idealizar o projeto”, escreveu o maestro em sua página.
Neschling, que é casado com a escritora Patrícia Melo, uma das preferidas de Rubem Fonseca, e pai do ator Pedro Neschling, vai morar na casa que mantém na Suíça e pretende atuar como regente convidado lá fora... É dura a vida da bailarina. Beijo, me liga, até amanhã.
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